quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Primeira cirurgia cardíaca infantil realizada no HEC foi um sucesso

Divulgação/ HEC

O Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, realizou com êxito a primeira cirurgia cardíaca infantil nesta quinta-feira (26). A paciente M.F.O., 11 anos e 26 kg, passa bem e agora se encontra na UTI Pediátrica do hospital, procedimento normal no período imediato pós-operatório.
 
A intervenção de complexidade inicial representa um marco no tratamento de cardiopatia infantil no interior da Bahia e envolveu o trabalho de uma equipe de sete profissionais: um cirurgião, dois auxiliares de cirurgião, uma anestesista, uma enfermeira, uma instrumentadora e uma técnica de enfermagem.
 
Moradores de Barreiras, no oeste do estado, a família da menor descobriu há quatro anos que ela sofria de um problema cardíaco, popularmente conhecido como sopro no coração, com indicação cirúrgica. Encaminhada ao HEC, a paciente, que também é portadora de síndrome de down, aguardava uma vaga para realizar o procedimento em Salvador, no Hospital Ana Nery.
 
“Agradeço a toda a equipe pelo atendimento que a minha filha recebeu aqui. Depois dessa cirurgia ela nasceu de novo”, relata emocionada a mãe da paciente, Aroldina Gonçalves, 43 anos.
 
Avanço - De acordo com o coordenador do Serviço de Cardiologia Pediátrica do HEC, cardiopediatra Carlos Inácio, esta primeira cirurgia representa um grande avanço.  “Marcamos hoje o início de uma etapa, na qual o Hospital Estadual da Criança oferece assistência desde o diagnóstico até o tratamento cirúrgico, quando indicado", explica o especialista.
 
Ainda segundo Carlos Inácio, a previsão é de que a partir de abril de 2014 tenha início as cirurgias cardíacas de média complexidade na unidade hospitalar.
 
Desde a inauguração do primeiro serviço público para internação de cardiologia clínica pediátrica no HEC, há um ano, 83 crianças foram diagnosticadas e encaminhadas para a realização de cirurgias na capital baiana, o triplo de atendimentos de crianças cardiopatas em relação ao mesmo período de 2012.
 
A enfermaria cardiopediátrica ocupa uma ala do 4º andar da unidade, dispõe de oito leitos e o acompanhamento de uma equipe composta por três médicos, com a coordenação do cardiopediatra Carlos Inácio, cinco enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem.