quinta-feira, 18 de abril de 2013

‘Operação Oceania’: Polícia Federal prende quatro pessoas em Feira de Santana


A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (18), sete mandados de busca e apreensão e prendeu quatro pessoas em Feira de Santana, durante a ‘Operação Oceania’, que investiga uma quadrilha especializada em clonagem de cartões de crédito. As investigações duraram um ano e meio sob a responsabilidades do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal e contou com o apoio da Procuradoria da República. Os presos são acusados de integrar uma quadrilha que atuava na Bahia e em Pernambuco.

Ao todo foram autorizados pela Justiça, 14 mandados de busca e apreensão e 9 de prisão preventiva. Além dos sete mandados em Feira, foram executados seis em Salvador e um em Recife (PE). A Operação Oceania contou com uma equipe de 75 policiais que apreenderam computadores e documentos falsos utilizados pelos acusados.

O GOLPE

As investigações começaram a partir da descoberta de fraudes na Caixa Econômica Federal, uma das instituições financeiras lesadas pela quadrilha. A Polícia Federal e o Ministério Público descobriram que o grupo utilizava máquinas ‘chupa-cabras’ para obter os dados dos cartões, produzindo o clone.
O delegado da Polícia Federal, Fábio Muniz, informou em entrevista coletiva que todos os envolvidos foram indiciados por formação de quadrilha e furto qualificado mediante fraude. Acrescentou que a quadrilha aplicava golpes no mercado e também na internet e documentos comprovam a abertura de empresas em nomes de ‘laranjas’. Ainda não foi estimado o prejuízo causado pela quadrilha.

Os detidos em Feira de Santana já foram encaminhados para o Conjunto Penal deste município.

Blog Central de Polícia, com informações de Berinaldo Cazumbá e fotos do Boca de Zero Nove.