quinta-feira, 18 de julho de 2013

Pelo 3° ano, Simões Filho é a cidade mais violenta do país, aponta estudo realizado



Mata de São João, Porto Seguro e Simões Filho estão entre os 15 municípios mais violentos do país, com 100 homicídios para cada 100 mil habitantes no ano de 2011, segundo dados da pesquisa "Mapa da Violência", do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) e do Flacso Brasil, divulgada nesta quinta-feira (18).
Pelo terceiro ano consecutivo, Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, é a primeira no ranking das cidades mais violentas do país, mesmo reduzindo o número de homicídios entre 2010 e 2011. De acordo com a pesquisa, nesse último ano de referência, a cidade, com cerca de 119 mil habitantes, foi cenário de 167 assassinatos. Em 2010, foram 214 casos, enquanto que, em 2009, foram 153.
O delegado Rogério Ferreira, da 22ª DT/Simões Filho, informa que foram 72 casos registrados na unidade no ano de 2011, conforme dados da Polícia Civil. 
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), comparando janeiro a maio de 2012 e de 2013, houve redução de 33% no caso de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), 58 e 87 respectivamente.
"Às vezes a pessoa é baleado, socorre, moreno hospital e esse dado não é repassado para a polícia. Mas a demanda é grande e a maioria dos casos é relacionado com a droga, não apenas com o tráfico, ou usuário ou traficante", relata o delegado. Rogério Ferreira aponta que há área de desova de corpos no Centro Industrial de Aratu (CIA). "Estão sendo instaladas iluminação e câmeras pelo Governo do Estado e acredito que, dentro em breve, isso deve diminuir", aponta.
O estudo é baseado em atestados de óbito do Ministério da Saúde, dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de mortalidade da Organização Mundial de Saúde (OMS).