domingo, 21 de julho de 2013

Nichos caem e danificam imagens do século XVIII na igreja de Santo Amaro

Nichos caem e danificam imagens do século XVIII na igreja de Santo Amaro (Foto: Márcio Cidreira/ Arquivo Pessoal)
As imagens de Nossa Senhora do Carmo e de São Bento foram danificadas na madrugada de sexta-feira (19) ao caírem dos nichos onde ficavam na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, município no Recôncavo Baiano. De acordo com Monsenhor Valter Andrade, responsável pela paróquia, o acidente aconteceu na madrugada de sexta-feira (19).
"O secretário da paróquia encontrou na sexta-feira pela manhã. Toda a manutenção é responsabilidade do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], por isso não retiramos as imagens que caíram e não sabemos a situação delas", diz Monsenhor.
"Foi entre quinta e sexta-feira. O pessoal saiu e deixou tudo intacto, mas quando chegou na sexta toda a parte de cima do nicho já tinha caído. Não mexemos em nada, deixamos como ficou, por isso as imagens não foram localizadas embaixo dos escombros", completa Márcio Cidreira, museólogo e coordenador de liturgia da paróquia.
De acordo com testemunhas, as estruturas onde as imagens estavam eram feitas de madeira e foram destruídas por cupim. Tanto a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação quanto seu acervo são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nichos caem e danificam imagens do século XVIII na igreja de Santo Amaro (Foto: Márcio Cidreira/ Arquivo Pessoal)
"Há muito tempo venho pedindo, não foi só esse altar. Anunciaram que uma verba seria destinada para reformar as igrejas da cidade, mas até agora nada. Entre 1º de janeiro e agora, este ofício é o sétimo. Tem problema de nuvens do altar partindo, infiltração ao lado do altar principal, caiu um friso do teto da capela mor, falta o piso da secretaria e a pintura externa, também caiu o forro da capela de Santa Teresinha, uma pessoa devota até disse que arcaria com os custos, mas não obtive retorno do Instituto", afirma Monsenhor Valter.
Tombamento
De acordo com o Iphan, a construção da atual matriz foi iniciada em 1706, mas sua conclusão ocorreu no século XVIII. O Instituto aponta como destaque para seu interior, modificado na década de 1920, os forros com pintura ilusionista da nave e transepto, dez painéis figurados de azulejo, o acervo de imagens e as alfaias.
As informações são da Rede Bahia e do Blog Polícia 24 Horas FSA.