terça-feira, 21 de maio de 2013

Falta de juízes será resolvida em Feira, diz presidente do TJ


Em entrevista ao Programa De Olho na Cidade, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Mário Alberto Simões Hirs, informou que a carência de juízes no Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana, será resolvida nos próximos meses.

No final do ano passado, o Judiciário feirense sofreu a perda de 12 magistrados que foram transferidos por promoção na carreira.  

“Penso que o impasse está resolvido estamos dando posse a 99 juízes no final de junho e todas as vagas de feira serão supridas”, afirmou Mário Alberto Hirs.

Já em relação à pouca quantidade de servidores, o desembargador disse que não há previsão para a realização de concurso público para a contratação de pessoal. “Não temos previsão nem orçamento para isso. Estamos estudando outras vias”, explicou o presidente do TJ.

Na opinião do presidente da OAB de Feira de Santana, Pedro Mascarenhas, as ações do Estado no Judiciário de Feira estão sendo lentas. “As melhorias ainda são pequenas e deveriam ter tomadas de forma imediata.Com essa previsão, vai minorar o sofrimento mas ainda não é o suficiente. Vamos continuar com déficit de servidores”.

Ainda de acordo com Mascarenhas, a Bahia tem uma carência de 380 juízes.  “Precisamos de uma resposta imediata do governador. Não podemos acreditar em uma democracia com falta de juízes nos nossos órgãos”, concluiu o advogado.

O deputado estadual e líder do Governo do Estado, José Neto (PT), afirmou que está buscando melhorias para o quadro de pessoal do Fórum Filinto Bastos. “Teremos uma reunião sobre as questões específicas de Feira. Sabemos das dificuldades do TJ como o repasse dos recursos por parte do Governo do Estado, mas são demandas históricas que se acumularam e que estamos buscando resolver”. 

As informações são de Kleiton Costa